quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Carla Paiva faz balanço de 40 dias à frente da Secretaria de Saúde em Jataúba

 

Nesta terça-feira a secretária de saúde da cidade de Jataúba concedeu uma entrevista na Rádio Jataúba FM onde fez um balanço dos pouco mais de 40 dias a frente da pasta, Carla Paiva que foi nomeada no último dia 8 de novembro falou sobre as dificuldades encontradas na pasta, bem como as perspectivas para o futuro da saúde no município.

Carla destacou que assumir o posto de secretária foi para ela um grande desafio haja vista o momento difícil que o município vinha atravessando no momento, e destacou que mesmo com as dificuldades que ainda existem muitos avanços já foram alcançados. A secretária destacou que tem ciência de que na saúde tudo é urgente, não pode esperar, porém, diante da complexidade de toda a rede, tem procurado de forma planejada atuar nas principais necessidades e disse que logo tudo será regularizado.

A secretária destacou ainda que vem procurando sanar o problema de falta de médicos nos PSF’s e disse que essa é uma das principais prioridades, atuar na prevenção, segundo ela, o objetivo da gestão é abrir mais 3 PSF’s sendo 2 na sede do município nos bairros mais afastados do centro e 1 na Zona Rural, bem como disponibilizar médicos de plantão visando desafogar o fluxo de pacientes no hospital municipal, uma vez que no mesmo deve ser focado os atendimentos de urgência e emergência.

Carla também destacou algumas mudanças que estão sendo feitas na equipe de trabalho, principalmente nas coordenações, segundo ela, as mudanças visam à otimização do trabalho e um melhor atendimento a população jataubense. Questionada sobre a Farmácia Básica, a secretária afirmou que está trabalhando para repor todo o estoque o mais rápido possível e destacou que o município não tem a obrigação de oferecer todo tipo de medicação, segundo ela, há alguns remédios que são solicitados pelos pacientes por meio jurídico e que em alguns casos o município pode procurar uma forma de oferecer uma ajuda mesmo não tendo essa obrigação e que isso é feito através de uma triagem que avalia vulnerabilidade de cada pessoa.

“Estamos fazendo um monitoramento de tudo, temos conhecimento das dificuldades e dos desafios que temos pela frente, estamos trabalhando com planejamento, a nossa prefeita tem nos dado total apoio em tudo e vamos colocar a saúde de Jataúba nos trilhos, o nosso objetivo é atender as expectativas da população que nos abraçou e acredita no nosso trabalho e vamos deixar um legado, fazer saúde é muito caro, e um município como Jataúba acaba tendo mais dificuldades, porém, a equipe está focada e compromissada e vamos com certeza dar a volta por cima”, destacou Carla.

Por fim, a secretária falou sobre as especialidades médicas e disse que está trabalhando para dentro das possibilidades do município oferecer mais serviços a população e que aqueles que não forem oferecidos no município a secretaria possa dar condições de através das parcerias essa pessoas possam serem atendidas em outros municípios.

Sobre o COVID-19 a secretária destacou que apesar dos índices serem baixos no município a população não pode relaxar, pois, a pandemia não acabou, Carla destacou que diante da ameaça da nova variante caso o município precise o anexo preparado para atender pacientes infectados pelo vírus está pronto para uso e fez um apelo as pessoas que ainda não completaram o ciclo vacinal que procurem os PSF’s para tomar a segunda dose ou a dose de reforço para quem já está ou ultrapassou o período de tomar a vacina, bem como todos os maiores de 12 anos que ainda não tomaram a primeira dose da vacina. Segundo dados informados pela secretaria, mais de 90% da população jataubense já tomou pelo menos a primeira dose da vacina, porém, há muitas pessoas que não voltaram para tomar a segunda dose.

A secretária esteve acompanhada da coordenadora de atenção básica Mércia Marília, do diretor do hospital municipal Adriano e da coordenadora do PNI (Plano Nacional de Imunização) Luíza.

Informações Jota Silva / Papo Reto News


Nenhum comentário:

Postar um comentário