sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Dra. Cátia em entrevista na Rádio Polo: “Poderíamos ter avançado muito mais em 1 ano se não tivéssemos que começar do zero”.

 

Nesta quinta-feira 20, a prefeita de Jataúba Dra. Cátia Ribeiro (Republicanos) participou de uma entrevista na Rádio Polo FM em Santa Cruz do Capibaribe, na ocasião a gestora falou de vários temas relacionados ao município, das dificuldades encontradas no município, fez um resumo do seu primeiro ano de mandato, falou das conquistas e projeções para o futuro. 

A prefeita iniciou falando sobre o resgate e valorização da cultura local e disse que a prefeitura está desde o início da gestão empenhada na reorganização da associação das Rendeiras, destacou a conquista da praça das Rendeiras que em breve será construída no município fazendo com que as rendeiras do município tenham um local para expor e comercializar os seus produtos, praça essa que também contará com espaço para lazer e área reservada para gastronomia.

Sobre os aprovados no concurso público do município, ressaltou que tudo está sendo feito de forma planejada e que as convocações estão acontecendo por etapas de forma responsável para que o município não seja prejudicado, no caso específico da guarda municipal disse que antes de qualquer convocação é necessário montar uma estrutura para oferecer condições de trabalho aos profissionais e para isso é preciso criar a Secretaria de Defesa Social e a partir daí buscar a estruturação de um local bem como a aquisição de viaturas e equipamentos e pediu um pouco de paciência, pois, segundo ela, tudo está sendo feito de forma planejada.

Ainda sobre a segurança falou das dificuldades que o município já enfrentou e disse que tem buscado junto a SDS parcerias para melhorar a segurança como um complexo de segurança, um delegado fixo e disse que para os órgãos de segurança do estado Jataúba não tem índices de violência o que dificulta as ações do governo, a prefeita disse que constantemente tem dialogado com os batalhões de polícia que cobrem a área de Jataúba para que a cidade seja assitida.

Falando sobre as condições como recebeu o município a prefeita disse que pegou uma cidade totalmente desestruturada em todas as secretárias, segundo ela, computadores tiveram dados importantes apagados pela antiga gestão, ainda de acordo com a prefeita o município também se encontrava com problemas no CAUC dificultando o recebimento de recursos federais e frota de veículos estava completamente sucateada. Na ação social não tinha nenhum programa ativo e quando assumimos a nossa equipe teve que fazer todas as prestações de contas a partir do ano de 2016 até 2020.

Dra. Cátia destacou algumas ações da sua gestão como o programa criança feliz que vem fazendo um grande trabalho de inclusão no município e a destinação do seu salário para compras de cestas Básicas que mensalmente vem beneficiando centenas de famílias no município, destacou o programa de emissão de documentos que foi intensificado. 

Na educação, disse que não havia arquivos de registros de matrícula e que foi feito um planejamento para buscar os estudantes, destacou a situação crítica que encontrou as escolas municipais sem condições de funcionar devido a falta de adequações por conta da pandemia e destacou a entrega de 3500 kits merendas as famílias dos alunos da rede pública e kits covid para as crianças no retorno as aulas presenciais, bem como milhares de apostilas que foram produzidas e entregues. A prefeita destacou que o empenho da equipe valeu a pena, pois, o município teve alunos premiados com uma medalha de ouro e duas menções honrosas na OBMEP, fato nunca visto em Jataúba. 

Sobre a previdência de município disse que foi encontrado um débito enorme que no início da gestão já passava de 250 milhões de reais e que isso fez com que o município tivesse uma retenção de mais de 25 mil mensais por conta desse débito. Diante de tudo isso destacou, “Poderíamos ter avançado muito mais em 1 ano se não tivéssemos que começar do zero”.

Falando sobre a saúde Dra. Cátia destacou que um novo planejamento está começando a ser executado pela nova equipe da secretaria e destacou que aos poucos tudo vai ser reorganizado, segundo ela, o planejamento é para colocar médicos para atender a população em todos os PSF’s e disse que alguns já estão funcionando e outros postos estarão recebendo médicos e dentistas a partir do mês de fevereiro. Segundo ela a oferta de médicos especialistas está sendo reestabelecida de forma planejada e aos poucos serão supridas as necessidades da população. 

Sobre as estradas a prefeita disse que encontrou muitas dificuldades com o maquinário, pois, a maquina patrol tem quebrado constantemente e disse que está fazendo tudo o possível para que toda zona rural seja atendida quanto à melhoria das estradas, a prefeita disse que está batalhando junto aos deputados para que o município adquira uma máquina nova para evitar esses problemas.

Falando sobre as PE's disse que tem cobrado junto aos deputados e governo do estado à revitalização das mesmas e que foi priorizado a PE-160 por ter um maior tráfego de veículos e menos problemas, destacou que a PE-145 irá ser totalmente revitalizada beneficiando a população jataubense, obra que será feita em duas etapas e destacou que basicamente a PE-160 está precisando da sinalização horizontal e vertical. 

Questionada sobre as eleições 2022, disse que o cenário político de Jataúba é bem democrático e que nesse momento está pensando sempre no bem da população, destacou que irá buscar ajuda de todos os deputados que foram votados em Jatauba, e disse que tem aliados e amigos nesse contexto, para a prefeita, no momento certo o líder político Boy Ribeiro irá sentar com o grupo e definir os apoios junto com os vereadores e o vice-prefeito e destacou que no momento não tem um nome definitivo. “O momento é de pensar em Jataúba e os apoios serão definidos pelo grupo no momento certo”, destacou.

Dra. Cátia destacou algumas ações dos deputados Diogo Moraes e Alessandra Vieira para o município e disse que não há como bater o martelo sobre apoios nesse momento, segundo ela, todos são parceiros e a definição de apoios acontecerá na hora certa. Quanto à esfera federal disse que tem recebido ações de Silvio Costa Filho e Eduardo Dafonte, mas, que tudo em relação a  apoios será decidido na hora certa pelo líder Boy junto com o grupo.

A prefeita esteve acompanhada do vice-prefeito Mamão, dos vereadores Furibinha e Chico de Irineu, das secretárias Graça Ribeiro, Luziana Siqueira, Roseane Chaves e Carla Paiva, além de Dr. Siqueira. 

Informações ASCOM-PMJ




Nenhum comentário:

Postar um comentário