domingo, 3 de julho de 2022

Lula se reúne com presidente de Portugal após Bolsonaro cancelar agenda

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pré-candidato ao Palácio do Planalto, se reuniu na manhã deste domingo, em São Paulo, com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. O encontro entre os dois ocorreu após o presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelar agenda com o líder europeu após saber que ele se reuniria com o petista. As informações são do Estadão.

Bolsonaro e Rebelo de Sousa almoçariam juntos amanhã, mas o presidente brasileiro decidiu cancelar a reunião após saber que o líder português também se encontraria com Lula, seu principal adversário na eleição deste ano, conforme apurou o Broadcast Político. O chefe do Executivo de Portugal, filiado ao Partido Social Democrata, desembarcou, ontem, no Brasil, para estreitar relações com o País.

Rebelo de Sousa disse a jornalistas, ontem, que inicialmente o governo brasileiro insistiu para marcar o encontro e que não considera o episódio um incidente diplomático. “Temos que saber separar o que é fundamental e o que não é, os povos continuam, os almoços podem mudar a data”, afirmou. “Não é haver um almoço ou não que altera o quanto os mais de 200 mil brasileiros gostam de Portugal e estão cá.”

“Quem convida para almoçar é que decide se quer almoçar ou não, e em que termos, em que ocasião. Pois eu digo, esteja à vontade, pois quem tomou a iniciativa de convidar não fui eu”, disse o presidente de Portugal.

Antes do encontro com Lula - do qual também participaram outras figuras ligadas a governos passados do PT, como o ex-chanceler Celso Amorim -, o presidente português cumpriu uma série de compromissos no Rio de Janeiro e em São Paulo nos últimos dias. Na capital paulista, Rebelo de Sousa participou ontem da abertura da 26.ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Por Magno Martins, edição de Ítala Alves


Nenhum comentário:

Postar um comentário